Programação NeuroLinguística (PNL)

banner_3geracao

 

O que é a PNL?

PNL é a abreviação de Programação NeuroLinguística. Ela foi criada nos Estados Unidos na década de 70 por Richard Bandler e por John Grinder. Bandler estudou matemática, computação e psicologia e Grinder era professor de Linguística. Eles juntaram seus conhecimentos e iniciaram pesquisas a fim de entender como as pessoas bem sucedidas faziam para conseguir tal feito e descobrir que a forma de processar as informações recebidas pelo sistema nervoso é que era o responsável.

Assim, a PNL engloba três conceitos primordiais do processamento de informações pelo nosso sistema nervoso para a transformação rápida de nossos comportamentos, capacidades, crenças, valores e identidade:

1) Ela atua diretamente em nossa Programação, ou seja, na maneira como organizamos ideias e ações a fim de produzir resultados efetivos.

2) Ela entende nossa estratégia Neurológica, ou seja, como o sistema neurológico processa a realidade através dos cinco sentidos, para assim mudar a experiência individual.

3) Atua na linguagem verbal e não verbal, através da Linguística, atua na linguagem verbal e não verbal para ordenar os pensamentos e comportamentos e consequentemente atua na eficácia da comunicação.

Com a Integração destes três conceitos da P.N.L., criou-se um conjunto de ferramentas poderosas, estratégias e modelos que podem ser aplicados para definir e alcançar estados desejados e identificar os recursos necessários para as situações onde queremos ter um desempenho mais satisfatório.

A PNL nos oferece um conjunto de técnicas utilizadas sob medida para ajudar as pessoas a realizarem mudanças efetivas em suas vidas, através de mudanças de comportamentos, desenvolvimento de novas habilidades ou aprimoramento das já existentes, transformação de crenças limitantes em crenças possibilitadoras, fortalecimento da auto-estima e da identidade de cada pessoa, entre infinitas outras possibilidades. O objetivo da PNL é ser útil, oferecer mais opções de escolha e melhorar a qualidade de vida das pessoas e do planeta.

PNL - Arte e Ciência
A PNL utiliza dois princípios fundamentais como base de seu trabalho. Ela oferece resultados concretos para vivermos a excelência das nossas qualidades pessoais, atuando de forma integrada com a arte e a ciência. Arte porque respeita e compreende que cada pessoa tem o seu jeito próprio de viver e de se expressar. Como um pintor, colocamos na tela de nossas vidas a expressão de nossa personalidade, através de um estilo único e inconfundível, um processo que não pode ser explicado através de palavras. Assim, a PNL considera cada pessoa como um indivíduo único, portanto, com necessidades únicas.

Através do estudo do processo da modelagem pela ciência, ou seja, da descoberta de estratégias neurológicas e comportamentais determinantes que algumas pessoas usam para obter resultados excepcionais em suas vidas, Bandler e Grinder criaram um conjunto de técnicas que quando aplicadas, ensinam outras pessoas a utilizarem os mesmos padrões e habilidades para atingirem resultados semelhantes.

Assim, a PNL oferece a oportunidade de criar um nível de comunicação mais eficaz, aprimorar o desenvolvimento pessoal e os relacionamentos, aprender mais rápido, se conhecer melhor e ao outros, proporcionar equilíbrio emocional para direcionar os esforços diários para a sobrevivência e o sucesso.

Com procedimentos específicos e altamente eficazes, a PNL vem sendo utilizada em praticamente todas as áreas da experiência humana como na terapia, na educação, nas artes, na saúde, esportes, em negócios, na comunicação, nos relacionamentos afetivos, profissionais e sociais, no tratamento de doenças psicossomáticas, câncer, depressão, no tratamento de vícios e compulsões, na cura de medos e fobias, para motivação e autoestima, no planejamento da vida e de objetivos, crenças sobre o dinheiro, etc.
Quais os benefícios da PNL?
A PNL talvez seja um daqueles manuais de como ser Ser Humano que foi perdido quando nascemos. Ela traz tanta coisa boa para a vida que somos até suspeitos de falar por tamanha gratidão que temos a ela.

A partir do momento que você vai conhecendo a PNL mais a fundo, você começa a entender melhor a sua própria história de vida, descobre porque certas coisas aconteceram e ainda acontecem em sua vida como se fosse um padrão. Sim um padrão de pensamento que foi instalado lá atrás em diversos momentos de decisão em sua vida. Nosso cérebro captura 1500 estímulos por segundo, ou seja, este super computador de uma pessoa com apenas 20 anos de idade que já viveu cerca de 654.652.800 segundos de vida, já processou 981.979.200.000 de estímulos em sua pouca vida. Imagine quantas informações você, na sua idade, já viveu, processou, tomou decisões e nem tem consciência disso. Na verdade o que importa é saber que os resultados que você tem hoje na sua vida não estão satisfatórios por estarem limitando o seu potencial de realização, até mesmo para fazer mais com menos esforço.

O Ser Humano vive de comunicação e cada dia mais sabe se comunicar menos. À medida que você descobre o quão importante são as palavras e a forma como elas são expressas (não verbal) e como isso tem o poder de moldar a sua vida, mais você terá certeza do quão importante seria aprender a PNL ainda quando jovem. Se a PNL fosse ensinada para educadores, professores, pais, escolas e empresas, a educação mundial já seria muito diferente em termos de saúde mental e emocional e as crianças se tornariam adultos mais compreensivos, mais amistosos, mais felizes.

A PNL, acima de tudo, é uma ferramenta para a vida, para se viver melhor em sociedade, em família, nos relacionamentos com as pessoas e com o próprio dinheiro por exemplo. Ela é uma ferramenta para o sucesso, para atingir resultados, para reprogramar o que não funciona. Ela é uma ferramenta para a felicidade tão sonhada, pois te ajuda responder à pergunta: O que está faltando na sua vida para você ser verdadeiramente feliz?

O mais importante é que as mudanças que a PNL traz para a vida são tão orgânicas e ecológicas que você já sai transformado e já sai usando naturalmente. O processo é tão rápido que te dá um salto quântico em resultados e economiza muito tempo e dinheiro para você poder curtir as coisas importantes da vida.

Você pode experimentar a PNL em uma sessão pessoal, participando de cursos, palestras e workshops ou se quiser ir mais a fundo, por exemplo no caso de querer mudar de profissão, querer dar uma educação melhor para seus filhos ou se conhecer com mais profundidade e assim escrever um novo futuro para sua vida, além de fazer novas amizades, aí você pode optar por um curso de formação.
Conheça as Gerações da Programação NeuroLinguística
O mundo está em constante evolução, naturalmente a PNL acompanha esta evolução. Globalmente, a PNL está em constante expansão e atualização e tem proporcionado resultados importantes nas diversas áreas do desenvolvimento humano como na gestão empresarial, no desenvolvimento de líderes, nos esportes, na saúde e qualidade de vida, na educação e nos negócios em geral.

Conheça as gerações da PNL:
1ª. Geração: É o início dos estudos da PNL e seu foco é a mente cognitiva e o funcionamento do cérebro. A maioria das ferramentas e técnicas desta geração é focada na resolução de problemas pessoais e atua nos níveis de comportamento e capacidades.

2ª. Geração: Começou no final dos anos 80 e apesar de ainda continuar trabalhando com a mente cognitiva, ela expandiu sua atuação para novas áreas como gerenciamento, negociação, vendas, educação e saúde. As ferramentas e as técnicas foram expandidas para trabalhar questões de níveis mais altos relacionados com crenças, valores e meta programas.

3ª. Geração: Conhecida como PNL sistêmica, ela integra os conceitos anteriores da mente cognitiva com os novos conceitos da mente somática, centrada no corpo e da mente de campo, que vem da nossa conexão e relacionamento com outros sistemas maiores ao nosso redor.
Com esta integração e alinhamento das três mentes, trabalhamos com a inteligência multidimensional de nosso ser, aprofundando no nível da Identidade e do Transpessoal.
Entenda as propagandas de Cursos de PNL no mercado
Hoje existem muitos cursos de formação em PNL sendo oferecidos no mercado brasileiro e no mundo. O fato é que não existe um órgão fiscalizador ou regulador no Brasil, e nem em nenhum outro país no mundo, que padronize os cursos de formação em PNL, uma vez que são considerados cursos livres e abertos. Assim, você vai encontrar vários tipos e formatos nas diversas empresas, desde cursos com certificações internacionais até cursos introdutórios, cursos de informação e cursos vivenciais.

Assim, antes de comprar uma propaganda milagrosa que vai mudar a sua vida, você deve ter claro qual é o seu propósito ao buscar um curso de PNL, ou seja, você precisa definir se você quer estudá-la a fundo, aprender como aplicar as técnicas para si ou para aplicar em outras pessoas, ou se você apenas deseja experimentar os resultados e vivenciar mais as técnicas, sem o compromisso de aprender e entender como é o passo a passo delas e de como esta gerando a mudança em você.

Os cursos de informação ou vivenciais são cursos de curta (4 a 16 horas) ou média duração (até 80 horas), onde o conteúdo não abrange os detalhes e nem o passo a passo de como aplicar as técnicas de PNL em outras pessoas. Geralmente estes cursos tem pouca prática de aplicação de técnica, têm várias dinâmicas vivenciais, mas que não te habilita a trabalhar ou aplicá-las em outras pessoas. Estes são cursos para autoconhecimento apenas.

No caso de você querer se aprofundar no passo a passo das técnicas, indicamos para você fazer o curso de Formação Profissional em PNL. Neste propósito de se aprofundar, você terá um autoconhecimento mais profundo e também sairá habilitado para aplicar o que aprendeu em outras pessoas e quem sabe até futuramente trabalhar na área.
Formação Pessoal e Profissional em PNL
O primeiro passo na Formação Profissional em PNL inicia-se pelo módulo básico oficial que é o Practitioner em PNL.
Internacionalmente ele tem carga horária mínima de 120 horas, com ideal de pelo menos 130 horas, e isto é uma informação importante que você deve pesquisar entre as empresas que oferecem uma formação profissional em PNL. Importante também é saber como essa carga horária é distribuída ao longo do curso, considerando inclusive os intervalos.

“A carga horária e o conteúdo programático são os fatores mais importantes na hora de pesquisar uma formação”.
Além da carga horária pesquise o conteúdo do Practitioner constante no programa da formação da empresa; este deve ser analisado, comparado e questionado por você! Neste curso de Practitioner é ensinando o passo a passo que compõe a aplicação de uma técnica, é demonstrado como se aplica cada uma delas e as trocas entre os participantes devem ser monitoradas de perto pelo trainer ou master-assistentes para acompanhar sua evolução no treinamento.

Nós temos o comprometimento com a qualidade e o conteúdo da formação em PNL, seguindo a formação de acordo com a NLP University, onde nasceu a PNL em Santa Cruz/Califórnia. Nosso compromisso é proporcionar o máximo de experiência e prática das técnicas com o grupo e individualmente, e também integrar sua aplicabilidade ao dia a dia. Por este motivo não realizamos a formação do Practitioner em módulos independentes, onde se perde a base de comunicação eficaz da PNL, comprometendo a aplicação e principalmente os resultados das técnicas.
Uma Formação de PNL de 3ª. Geração
O Projeto Nascente se multiplicou para poder oferecer uma referência séria, internacional e essencial em Programação NeuroLinguística para você. Em 2009 a diretora do Projeto Nascente, Daniela Dias, criou o Instituto Paulista de PNL.

Em 2010 afiliamos o IPPNL à NLP University, local onde nasceu a PNL para o mundo, para poder trazer para você o Practitioner e o Master Practitioner de 3ª. Geração. Esta geração é o resultado dos últimos estudos, desenvolvimentos e integrações de Robert Dilts e Judith DeLozier, com a participação de Deborah Bacon, Suzi Smith e vários outros pesquisadores convidados ao campo.

A 3ª. Geração da PNL nos traz uma ampliação da aplicação dos conceitos básicos da PNL, englobando mudanças nos níveis mais elevados do sistema neurológico. O Projeto Nascente, em parceria com o IPPNL, tem propriedade para te oferecer uma formação em 3ª Geração da PNL, pois desde sua primeira turma formada em 2004, já vem usando os conceitos, agora estruturados, da PNL de 3ª Geração.
Módulos da Formação
A formação profissional em PNL é considerada como curso livre e é composto por três módulos sequenciais:

- Practitioner (Módulo Básico): não tem pré-requisitos para seu início. Carga horária Practitioner IPPNL: 150 horas - Conheça o conteúdo do programa

- Master Practitioner (Módulo Avançado): ttem como pré-requisito o Practitioner com carga horária mínima de 120 horas de formação. Carga horária Master IPPNL: 120 horas - Conheça o conteúdo do programa

- Trainer Training: pré-requisito Practitioner e Master. Indicado para aquelas pessoas que queiram ministrar formações de PNL. Carga horária Trainer Training IPPNL: 110 horas - Conheça o conteúdo do programa

Estamos conectados e afiliados à NLP University, sediada na Universidade da Califórnia em Santa Cruz (UCSC), onde Robert Dilts e Judith DeLozier mantém vivo o campo de pesquisa e inovações na área da PNL, embasando e fortalecendo a cada dia a PNL de 3ª geração.

Como opção, nossos treinandos podem obter o certificado internacional de Practitioner e Master Practitioner da NLP University.
Por que pesquisar antes de investir?
Primeiro porque seu dinheiro e, principalmente, seu tempo são preciosos. Segundo, assim como é importante escolher uma escola para os filhos, escolher onde fazer sua formação também é muito importante, pois as técnicas muitas vezes estão atuando em níveis sutis à percepção, em partes inconscientes que são as partes que processam todas as nossas informações de experiência de vida.

Para a PNL, as histórias de vida, conquistas e traumas, e experiências como um todo, possuem um conteúdo que em si não tem tanta importância quanto tem a forma como eles foram arquivados, processados, construídos como experiência de vida efetiva. Tudo aquilo que acontece à nossa volta é processado de forma diferente por cada pessoa no sentido da interpretação do fato, mas a forma de guardar a informação é que vai dizer se aquele fato afeta, ou afetou, de forma negativa, positiva ou neutra a sua vida.

Assim, é importante que você esteja acompanhado de profissionais capacitados para te guiar no processo de mudança e te ajudar a chegar onde deseja da forma mais simples e rápida possível.
Como trabalhar legalmente com a profissão
Nossas formações são efetivamente formativas e não apenas informativas. Isto significa que você terá muito conteúdo e prática durante o curso, coisas que você não encontra em livros ou apostilas. Você será convidado a refletir, questionar, rever, repensar e principalmente, participar da construção da sua história.

Ao término do curso Practitioner, você receberá seu certificado de conclusão do treinamento como Practitioner em PNL. Este certificado diz que você é um praticante na arte da PNL e sendo assim, você já pode aplicar os conhecimentos diretamente em sua área de trabalho atual e formar pequenos grupos de estudos para praticar o aprendizado.

Ao terminar a sua formação como Master Practitioner em PNL você já terá todos os recursos para poder trabalhar de forma profissional com seus clientes, seja em atendimentos pessoais, treinamentos ou consultoria.

Somente depois que você trilhou este processo é que você se torna capaz de orientar outras pessoas no processo de descoberta e mudança de forma segura e confiante. Praticando e dominando as técnicas do Pracitioner e do Master Practitioner em PNL você estará apto a oferecer seus serviços como consultor pessoal ou empresarial em PNL, legal e profissionalmente, na área que você escolher para atuar.

Com o seu certificado de Master, você pode se registrar como profissional autônomo prestador de serviços na Prefeitura de sua cidade, onde você recolherá o ISS – Imposto Sobre Serviços de qualquer natureza.

Caso você queira abrir uma empresa para prestar serviços, você pode verificar junto a um contador a melhor forma de fazer isso, ou mesmo consultar uma unidade do Sebrae próxima a você.

O campo de atuação de um profissional com formação em PNL é bem diverso, englobando terapias pessoais e em grupo, treinamentos, negócios, saúde, gerenciamento de pessoas, liderança, vendas, educação, marketing, recursos humanos, etc.
Por que fazer sua formação conosco?
Nosso curso é coordenado por Daniela Dias, a 1ª Master Trainer do Brasil formada por Robert Dilts e Judith Delozier e que foi assistente convidada deles na 2ª turma de Master Trainer em PNL da NLP University, onde auxiliou alunos de diversas partes do mundo em sua formação.

Ser Master Trainer pela NLP University é sinônimo de comprometimento com a PNL e com os seus princípios essenciais de formação profissional e sua evolução.

Nosso diferencial está também em desenvolver e trabalhar o corpo integrado à mente, ensinando técnicas durante o treinamento para despertar e envolver o treinando na PNL de 3ª geração, já ensinada por nós desde 2004.

Nossas turmas são de no máximo 20 alunos, para possibilitar a você ser acompanhado de perto pelos instrutores na execução dos exercícios, para que compreenda efetivamente sua aplicação, além de ter os instrutores sempre prontos para tirar suas dúvidas e darem dicas para seu melhor aproveitamento do curso.

Para nós é importante que você aprenda todos os conceitos básicos da PNL, por isso não fazemos o curso de forma modular, fazemos somente a formação com aulas contínuas. Nosso foco é o processo de comunicação como um todo (60% do curso), que é a base para saber aplicar as técnicas da PNL com resultados efetivos.

Nosso intuito não é o de formar aplicadores de técnicas. Estas são até simples, mas que em um contexto mais amplo necessitam ser entendidas, adaptadas a cada necessidade e não apenas decoradas. A longo prazo isso não funciona e é um dos motivos pelos quais temos observado as ferramentas fantásticas da PNL serem queimadas no mercado nos últimos anos.

Formamos pessoas que entendem o que estão fazendo e porque estão aplicando um processo. Assim, a cada aula você aprende e pratica as partes essenciais da PNL, que vão se somando e formando a orquestra do Practitioner ao Trainer em PNL.